sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SABIO BARTIMEU...!!!


Eu sempre aprendo grandes licoes de pessoas simples! Bartimeu e' um dos personagens quase anonimo da Bibilia por quem tenho aprendido grandes licoes. Pensando nas muitas pessoas, pregadores renomados ou/pregadores em ascensao estou deixando aqui um pequeno esboco duma mensagem sobre Bartimeu! Esse e' um grande desafio de maturidade, aprender grandes licoes de pequenas pessoas:

Tema: O Sábio Bartimeu…!!!
Texto: Marcos 10:46-52
1.
Os Homens Nos Conhecem Como Nos Vêem…! Os Homens Me Conhecem Cego, a Parte Exposta. Conhecem o Cego Bartimeu – Não Conhecem o Bartimeu Sábio…!!!
2. Sábio Bartimeu É Todo Aquele Que:
I. Não Se Deixa Ultrapassar…!!!
1.
Quando Jesus Lhe Mandou Chamar, Jesus Já estava Um Pouco Adiante Dele, Mas Teve de Parar… Parar Para Lhe Atender…!
2. A Multidão Parou Com Jesus – Deus Pode Fazer a Multidão Parar Por Causa de Você…! Ou Seja, Ele Não Deixa a Multidão Te Ultrapassar…!!!
II. Marca Presença Com Seu Brado…!!!
1. Marca a Tua Presença Com Aquilo Que Podes Fazer…!
2. Quando Não Fazes Nada Ninguém Te Conhece – Cada Um é Conhecido Por Aquilo Que Faz.
3. Você Não Será Conhecido Por Fazer Muitas Coisas – Serás Conhecido Por Fazeres Bem Uma Coisa…!
III. Faz Eco…!!!
1. Cego, Bartimeu Não Tem Direcção Para Ir – Gritando, Ele Faz Eco Para Jesus Ou Os Seus Virem Em Sua Direcção…!
2. Quando Ele Grita, As Pessoas é Quem Vêm Em Sua Direcção…!
3. Se Não Podes Ir Até Onde As Pessoas Estão – Faça As Pessoas Vir Até Você…!!! É Aqui Que Entra o Brado…!
IV. Usa o Que Está Bom Nele Para Falar Do Que Esta Mal Nele…!!!
1.
Ele Era Cego, é Verdade…
2. …Mas Podia Ouvir e Podia Falar
3. Logo, Usou o Que Podia Fazer Para Falar do Que Não Podia Fazer…!
V. Deixa Cair a Capa – Toda a Primeira Vez Tem a Última…!!!
1. O Fim da Cegueira Pode Ser o Fim de Outras Coisas Também…!
2. O Fim da Capa é o Fim Dum Tipo de Roupa, é o Fim Dum Estilo de Vida – É o Fim Duma História Escrita Só Com Dor, Tristeza e Lamentos…!!!

Conclusao: Em um certo ponto de nossa vida precisaremos de sabedoria para sairmos do lugar em que estamos e seremos um sabio Bartimeu para vencermos como Bartimeu....

3 comentários:

Castro J. Muenho disse...

A internet é uma oportunidade para todos. Eu encontro um paralelismo entre a internet e o "Sábio Bartimeu".O Sábio Bartimeu não podia ir onde os outros estavam mas fez as pessoas virem onde ele estava- podemos não ir aos E.U.A.,U.K.,BR,Pt...,mas através da net podemos faze-los vir até onde estamos.

As pessoas viam Bartimeu e pensavam que a única coisa q ele sabia fazer fosse pedir esmolas e nem pensavam q ele sabia clamar- O mesmo q muitos pensam dos angolanos. Na cabeça de muitos, em Angola só há "bartimeus" mas a net é o meio para as pessoas descobrirem aquilo que não sabem de Bartimeu.

Bartimeu tinha pernas para chegar onde as pessoas estavam mas lhe faltava algo- a net é este elemento q faltava para os "bartimeus" da mwangolé.
Comentários de Castro J. Muenho

Levanta&Resplandece disse...

Estimado Mestre e Pr. Jorge
aqui é Francisco Felix Pinto "Felito". Tenho tentado pesquisar e encontrar uma forma de poder saber o numero de usuarios que visitam seu blog, ainda nao encontrei,por agora penso que so por comentarios, mas creio que ha.

aqui vai o endereço do blog do felix,

http://liberandograndeza.blogspot.com

klesy disse...

Todos os recursos k Deus coloca a nosso dispôr devem ser usados para a propagação do Seu nome e da Sua obra. E este é com certeza um meio para tal.

Sobre o cego Bartimeu, tenho ouvido várias pregações e exortações baseadas neste texto, e pessoalmente tenho meditado nele, tirando grandes lições que sustentam qualquer que nelas se apoiar. O que me marca de forma especial é o facto de Bartimeu ter : USADO A SUA HABILIDADE PARA ACABAR COM A SUA DEBILIDADE.Isso é forte demais...Graça e Paz