quinta-feira, 7 de outubro de 2010

QUATRO TIPOS DE PESSOAS NO MUNDO HOJE!


O Ser Humano Em Relação a Deus!

LUCAS 12:13-21


A bíblia narra a história do chamado rico insensato em Lucas 12:13-21. Na verdade é uma parábola contada por Jesus em resposta a uma pergunta feita por dois ouvintes no meio da multidão. O mesmo queria saber se era possivel Jesus intervir numa disputa familiar por posses . Jesus viu neles a avareza.

Logo após, Jesus contou a parábola de um certo varão rico que tendo muitos bens resolveu consigo mesmo ampliar os seus celeiros fazendo fé nas sua capacidades e possibilidades ignorando no entanto a pessoa de Deus nos seus bens. O problema nunca é o que podemos e o que temos na vida, mas o que não podemos e não temos, ou seja saber até onde vão os nossos limites.

A loucura do rico insensato não circunscreve-se de modo algum na sua riqueza mas no seu carácter, nisto, vale ressaltar que não é a riqueza que faz o carácter mas o carácter que determina a verdadeira riqueza. Uma pergunta inteligente: O que nos restará quando tudo o que temos se vai?

Podemos não ter muita coisa, ainda assim estamos abertos para sermos de grande valia nesta vida. Considere este mundo como campo de batalha, campo de trabalho, palco da nossa missão. Quem não batalha pela vida não está a viver, quem não trabalha está a viver mal, e quem não tem uma missão não sabe porque está a viver. Nesta vida ou sepultamos os nossos sonhos ou refinamos as nossas esperanças, nela vencemos as nossas lutas ou perdemos as nossas batalhas, nele colhemos os frutos do nosso labor ou cultivamos a dor dos nossos frustrados esforços.

Da párabola do rico insensato podemos aprender como o mundo se tem posicionado em relação a pessoa de Deus. É uma verdade que Deus é o Deus de todos, mas também é verdade que ele não tem sido Deus para todos, isto porque os homens tem tomado diferentes abordagens em relação a pessoa de Deus alguns querem-se mais poderosos que o Deus todo poderoso, outros o tem como aquele que tem todo poder inclusive sobre o nosso destino.

Portanto, existe quatro classes de pessoas que vivem em relação a Deus:

Primeiro, aquelas que sabem que Deus existe mas não falam com ele, Segundo, aquelas que vivem como se Deus não existisse, Terceiro, aquelas que vivem como se eles próprio fossem Deus, e finalmente, aqueles que não conseguem viver sem Deus…!


1. Aqueles Que Sabem Que Deus Existe Mas Nao Falam Com Ele!

O Deus que a Biblia nos apresenta e um ser pessoal, relacional e interactivo por isso, Deus não está para o nosso silêncio, Deus se deleita na oração do justo, conforme diz a Biblia. É assim que quando Deus criou Adão e Eva Deus os fez para Ele estar em permanente contacto com o homem que é a obra primaz de suas mãos.
Deus não é apenas relacional e pessoal, Deus é também experimental. Deus quer ser reconhecido e revelado pelo homem. Deus está para o homem e o homem só atinge seu verdadeiro propósito na vida quando restaura sua comunhão com Deus.

2. Aqueles Que Vivem Como Se Deus Nao Existisse!

Não há argumentos sólidos contra a existência de Deus. Deus existe por si mesmo e negar-lhe a existência é uma autentica loucura. O homem que nega a existência de Deus está no exercício de sua loucura. Louco é o homem que assume a sua existência e nega ou não reconhece a do seu criador.

Infelizmente este mundo tem se tornado um palco daqueles que vivem como se Deus não existisse, desde generais a meros soldados, estrelas de cinema a anónimos cidadãos da terra, teólogos liberais a chefes de estados, ricos, intelectuais e apedeutas, todos têm levado uma vida despreocupada com sua sorte e a de Deus.

3. Aqueles Que Vivem Como Se Eles Mesmos Fossem Deus!

A história tem deixado expressa a sorte daqueles que, rebelando-se contra Deus, fazem-se passar por Ele: Por exemplo os The Beatles, banda musical de referência dos finais da década setenta e década de oitenta, que no auge da sua carreira de sucesso proclamaram dizendo que os The Beatles seriam mais famosos que Deus, tiveram o triste fim, que no entanto, não foi o fim de Deus.

Deus é Deus e o homem sempre será sempre homem! O homem em sua arrogância e petulância perante Deus é simplesmente um nada que se multiplica. A história já nos tem mostrado onde e como terminam a arrogância e petulância diante de Deus: Herodes foi comido de bichos, Nabucodonosor comeu ervas como um bicho, Faraó se viu impotente ante os bichos que invadiram seu palacio! Que é o homem arrogante aos olhos de Deus? Um ‘Boss’ ou um bicho? O homem que se exalta diante de Deus precisa se ver no espelho...! A fragilidade do homem está patente perante si próprio e a grandeza de Deus está patente aos olhos de todos!

Meu amigo leitor que ainda não és crente e estás lendo estas página medita na seriedade destas palavras: Não brinque com Deus nem brinque de ser Deus muito menos procure sê-lo.

4. Aqueles Que Nao Podem Viver Sem Deus!

Estes que não conseguem viver sem Deus, são pessoas que têm suas vidas voltadas para Deus e com tudo relacionado com Deus. São pessoas como Maria que correu aos pés de Jesus exclamando “se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido”. Como Pedro, são pessoas que dizem “para onde iremos nós se tu tens as palavras de vida”.

São Paulo - Brasil
__________________________________________________________________

Extracto do meu segundo livro "Mel Sobre o Fel da Vida." A ser publicado em breve!

3 comentários:

Paulino disse...

Graças a Deus Pastor por esta postagem.

Há muita gente sim por ai que estão posicionados de acordo as três primeiras classes, como disse muito bem o pastor é preciso estes homens arrogantes se olharem no espelho para que possam ver que são como cinza.
E nós que não consiguimos viver sem Deus é necessario nos identificarmos como tal, dependendo dele, se vivermos que seja realmente para Cristo, e não para nós, nos servindo do nome do Senhor para alcansarmos os nossos interesses.
Gostaria saber do pastor sobre o seu ponto de vista sobre os cultos ecumenicos que muito tem sido um habito a um tempo para cá, a sua realização.
Será que devemos nos juntar com estas pessoas para cultuarmos ao Senhor, quando olhamos para eles a luz de mateus 12:33-34, são arvores de maus frutos são hidolatras, espiritas, etc, tem havido muitas conversas ou muita gente não sabe o que fazer, o que se esta passando com a nossa igreja em Angola.

Deus te abençoe em Cristo Adilson Paulino.
adilson862008@hotmail.com

Gelson Yango disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gelson Yango disse...

Glorifico ao Senhor dos Exércitos pela vida do homem de Deus, Pastor Jorge Baptista, pelo despertamento que tem provocado na nossa geração.
Em relação ao exposto, gostaria de frizar que trata-se de uma mensagem que se enquadra perfeitamente à realidade actual da sociedade, pelo que felicito o servo de Deus por estas lindas e poderosas revelações.
Em seguida, gostaria de tecer os seguintes comentários a respeito do tema:
1. Deus é Deus, independentemente das nossas ideias, convições, crenças, nossos usos e costumes, grau de formação, status social ou qualquer coisa que nos possa tornar soberbos.
2. No final de tudo, acabaremos sempre por reconhecer que o poder pertence a Deus. Sl 62:11
3. A vida só é vida, quando o dono da vida vive em nós. Gl. 2:20
4. Nada melhor do que uma vida alicerçada na Palavra, guiada pela Palavra e cujo fundamento é Cristo.

Deus abençoe muitíssimo!

Gelson Bernardo Yango

gb.yango@hotmail.com