sexta-feira, 31 de julho de 2009

ESTER, OU MELHOR ESTRELA - VIVENDO COMO UMA...!


HADASSA – Entrando Num Mundo de Ester!
Ester 25-17

Hadassa é o nome hebraico de Ester, cujo significado é “Murta”, planta arbustiva pertencente à família das mirtaceas, de flores brancas e cheirosa. Ester, é portanto, o nome persa adoptado por Hadassa, que significa estrela.

Ester, de nome real Hadassa era sobrinha de Mardoqueu, varão judeu que a adoptou. A história da vida de Ester é uma história de ascensão em tempo de verdadeira crise e perseguição, nos mostrando assim, que não há mundo fechado para os homens que estão nos desígnios e planos de Deus. Deus tem um plano para cada vida na terra, cabe ao estimado leitor descobrir qual o plano de Deus para tua vida! Na Biblia, o plano de Deus é sempre pessoal e
a vontade de Deus é geral na sua abrangência. Por exemplo, é vontade de Deus que todos se salvem, mas o plano de Deus para estes que são salvos dfifere de pessoa para pessoa. O plano de Deus para minha vida pode ser que eu seja pastor e a vontade de Deus na vida de meu leitor é que venhas a ser um engenheiro mecánico, um electricista,etc.. No entanto, tanto do pastor quanto do engenheiro mecanico Deus espera que andem em santidade e sejam salvos por seu amor.


Ester 4:14 “Porque se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis, e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”
1. Se Não Falas – Tuas Acções Falam! Se não abrires a boca para falares ainda assim você pode comunicar uma mensagem com tuas atitudes e com tuas acções, é o mesmo que dizer que você pode se esconder e ser traído por tua sombra ou tua cauda!
2. Se Você Não Faz – Tua Inércia Fala! Os homens costumam a estudar os feitos e não tanto os defeitos dos grandes. Os humanos estudarão os teus feitos e não os teus defeitos! Os teus defeitos só serão mencionados, os feitos é que serão estudados pela história, por esta razão, faça! Não deixe de agir, não deixe de fazer, renuncie a vida preguiçosa, rejeite a paralisia emocional, livra-te da inércia! Todos os homens que fazem algo bom para suas comunidades, família, igreja ou mesmo nação, são pessoas que vêm de um silêncio meditativo, mas não morrem no silêncio, saem do silêncio inspirados e prontos a fazer algo positivo! “Não fazemos bem; este é dia de boas novas, e nos calamos, se esperarmos…algum mal nos sobrevirá” 2 Rs. 7:9 O mal sempre chega a qualquer momento àqueles que estão parados, aqueles que não estão em evolução, aqueles que desistiram da vida! O carro por exemplo, foi feito para ser conduzido e não admirado, a vida foi feita para ser vivida e não para ser contemplada!
3. Se Você Fala Você Faz – Se Você Faz Você Fala! Se você fala, você tem que fazer o que dizes. Você tem que ter coisas para ser ouvido e coisas para ser visto! Na verdade, para você mobilizar pessoas e grupos, você tem que saber falar e fazer, não dominar apenas uma delas, mas ambas: saber falar e fazer!
Para os homens te acompanharem você tem que falar, mas para continuarem te acompanhando você tem que poder fazer!
Desafio se faz com perguntas. Nós nos sentimos desafiados com as indagações divinas. Ester aprendeu muito mais com o desafio de seu tio, não apenas as lições que já partilhamos, mas ela aprendeu algo sobre a necessidade de ter coragem para vencer barreiras nesta vida. Nota a ênfase que eu coloco sobre a palavra Tempo. Ela teve que aprender que Coisas Boas Ainda Acontecem Em Tempos Ruins! Em Tempos ruins podem acontecer coisas boas…!

Observa o que terás de fazer afim de ires adiante com a vontade de Deus em tua vida, o que levou Ester a fazer o que seu tio lhe pedira:
1. Enfrente Teus Medos…! Os audazes, os corajosos passam pelo medo! Ou seja, eles os têm, mas os conquistam, fazem grandes coisas apesar de…enfrentam o temor e o medo do fracasso e vencem as lutas. A coragem está dentro de nós, o medo está fora. Até mesmo Napoleão Bonaparte, o famoso general Francês tinha seus medos. Dizem que ele tinha medo de gato. Elias com toda coragem com que o conhecemos, ainda assim se escondeu de uma mulher aquém profetizara um fim desastroso!
2. Vença As Tuas Lutas Interiores! Há uma batalha sendo permanentemente travado no interior do homem, é a batalha das possibilidades ou probabilidades, é a batalha do “SE”, isto é, se se faz ou não, se é certo ou errado, é uma batalha moral que temos que vencer. E isto pode criar uma vida de altos e baixos. Ouça bem isto que direi a seguir:
· O dia que as coisas boas aconteceram na tua vida eram dias em que as coisas más podiam ter acontecido, mas não aconteceram, porque eram dias de Boas Novas, eram tempos de vitória…! No dia em que David matou Golias, Golias podia ter morto a David, havia essa possibilidade, mas não era dia de Golias era dia de David e do Deus de David! Aprenda isso e diga sempre enquanto eu viver nessa terra, meu Deus vive, enquanto eu viver meu Deus vence em e por mim!
· Você pode viver um dia em cheio, mas tudo começará com dias vazios, solitários, isolados, as vezes! Grandes coisas podem acontecer em tua vida ainda hoje enquanto estas lendo estas páginas, mas nada da parte de Deus começa nem termina num dia só! O que Deus faz ele vem fazendo, o que Deus vem fazendo imperceptivelmente acaba acontecendo num dia, num determinado tempo, numa vida ou geração!
· Deus é um Deus de processo!
· Não deixe de fazer o que é correcto em face do mal!
3. Viva Para Construir e Não Para Destruir! Quando não constróis acabas destruindo…! Todas pessoas que vivem criando intrigas, que vivem criticando, todas pessoas invejosas, são pessoas que não sabem construir, nunca se juntam nem se propõem a se unir a uma obra, mas sabem destruir, isto é, para estes nunca está bem, nunca é a hora, não adianta começar, para eles é sempre tempo de esperar. Nunca estão inspirados para começar, mas recebem, não sabemos de onde inspiração para mandar parar, para acabar e desistir de uma empreitada. Sim, quando não construímos acabamos destruindo! Nunca para nós o tempo foi propício para fazer, isto é, não deixar de fazer o que está ao nosso alcance. Aos olhos de Deus sempre trazemos algo no bojo, tal como na vida de David, há sempre uma funda para as pedras e um rio onde encontrar as referidas pedras e Deus tem sempre um David para Golias. O que não vai faltar é homem para fazer a vontade de Deus e obra para ser feita pelos homens de Deus.Se existe uma obra tem que existir um homem para esta obra! Todo o tempo é tempo para fazer a vontade de Deus e dar sentido a nossa vida.
4. Lute Por Tua Dor! A Dor Nos Faz Lutar…! Não deixe de reagir positivamente a dor, olhando para a história entendemos que os problemas nos fazem reagir! Você tem que sentir alguma dor interior e mesmo física para reagires à vida. Observa que David de quem falamos em cima lutou contra Golias para remover a “afronta” de sobre Israel e de sobre o nome de Deus. Esta afronta é que deve ser vista como a “DOR” de David no momento.
Não deixe a dor te paralisar, ao contrário, que ela te faça reagir, te faça lutar. Mardoqueu, o tio de Hadassa, a Ester, estava sendo movido por uma ‘dor’ interior por causa de seu povo que estava prestes a ser exterminado sem apelo nem agravo e é resultado disso que ele trabalhou sua sobrinha para algo que ele sabia que daria certo. Por muito tempo nos foi ensinado que o homem não pode expressar sua dor, “o homem nunca chora”, nos disseram, nos impediram de sentir aquilo que é atinente a vida como homem e esta atitude serviu de sonífero sobre as mais saudáveis reacções do homem. Não nos ensinaram a reagir quando chegar a dor.
Arthur da Távola escreveu no livro Amor em si mesmo que “A vida é um longo e penoso processo de luta no qual o ser se aprimora pela dor…a força consiste na capacidade de enfrentar o que dói e aceitar viver, com a certeza de que toda dor é irrevogável embora passageira.”

5. Não Viva Tentando, Viva Fazendo! Muitos dirão que a vida é feita de tentativas, mas a verdade a vida é feita de acções prontas. Muitas pessoas te dirão certamente “Tenta isso, tenta aqueloutro, tenta aqui, tenta ali”. Mas irmão, quando você vive tentando é porque não sabes o que fazer da vida e o que fazer na vida! Só vive tentando quem vive errando ou melhor, vive errando quem vive tentando! Se você acertar na tua formação, se acertares na esposa, na carreira, não haverá necessidade de ires tentando coisas que complicarão ainda mais os teus esforços. Eu não faço aqui um convite a inércia, mas um apelo a decisão de saber o que fazer e fazer o que se sabe…!


___________________________________________________________________

Excertos do Livro "Mel Sobre o Fel da Vida" que por graça divina estamos escrevendo e que tencionamos publicá-lo em breve.
imagem ilustrativa de www.hermeneutica.com.br

2 comentários:

Felipe M.Nascimento disse...

Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

Jorge Baptista, Sr. disse...

Prezado Filipe
Muita Paz!Muito obrigado por teres passado no blog e por tuas singelas palavras.
Visitei o blog vida vida profetica e gostei. Naturalmente estarei consultando...

Sempre em Cristo,

Pr. Jorge Baptista
Luanda-Africa