quinta-feira, 13 de novembro de 2008


Amados no Senhor, depois de algum tempo, volto a postar artigos no blog. Há alguns dias atrás passava por uma estiagem espiritual e fui vasculhar alguns papeis com artigos, esboços, pensamentos e escritos afins antigo que escrevi e deparei-me com um esboço que escrevi em 2005 nas vesperas duma conferência jovem no maculusso em que tinha que pregar, julgo que o assunto é actual e interessa a todos por isso deixo aqui para breve meditação. Queiram ler:


A ESPIRITUALIDADE DO DIABO…!!!
2 CORINTIOS 11:14,15
Diz "E nao é maravilha, porque o proprio Satanás se transfigura em anjo de luz e não é muito que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais sera conforme as suas obras."

Creio que o engano é uma das armas favoritas de Satanás e ele usa-no muito bem. Há entre nós aqueles andam a serviço do Diabo, mas fingem ser servos de Deus.
O Diabo também foi e sabe ser espiritual, ademais, o Diabo é um ser espiritual...
Portanto há um tipo de espiritualidade em muitos crentes que é igual a do Diabo...!! Muitas pessoas não querem nada com o evangelho de Deus, porque temos lhes mostrado uma espiritualidade que pinta um quadro negro mental que desabona o nosso Deus e a igreja!

Quero que olhemos para Três Tipos de Espiritualidade Diabólica Que Podemos Apresentar Em Nossa Vida:
I. Uma Espiritualidade Seca...!!!
1. Uma espiritualidade que não dá lugar a misericórdia e ao perdão...!Nao
2 É uma espiritualidade implacável, sem ternura, sem afeição, sem gosto, sem riso...!
3. É uma espiritualidade sem sal, isto é, não é temperada, não é equilibrada, é fanatica – só vê o que é negativo e não vê o positivo, procura as falhas e não salienta as virtudes d´outrem...!
4. É uma espiritualidade que conhece o tribunal de cristo, mas não conhece o trono da graça...!! (Jo.8:1)
5.Uma das grandes características do diabo é a sua falta de misericórdia e perdão – ele nunca provou de Deus a misericórdia nem o perdão, logo ele odeia quem a enaltece e experimenta (Mt.5:7;Sl.51;1 Cro.21:13).
II. Uma Espiritualidade Desencarnada...!!!
1. A Diabo é um ser espiritual, sem carne e osso – e por isso, ele odeia qualquer manifestação saudável do corpo!
2. A espiritualidade desencarnada é uma espiritualidade que despreza e menospreza qualquer satisfação do corpo! é aquela que despreza o lazer, o riso, o gozo, a sociabilidade...!! Eu não sou hedonista, mas entendo que Deus colocou em nos o desejo pelas coisas boas desta vida.
3. A espiritualidade desencarnada exagera e maximiza o pecado – ampliam as fronteiras do pecado e reduzem nosso terreno de manobra, e por fim acabamos sem alegria no Senhor...!!
4. O Diabo quer adiar nossa alegria no senhor somente para o céu...!!! o Diabo rouba a nossa alegria e toda a espiritualidade que rouba a alegria da vida é do Diabo...!
5. Deus não nos fez para vivermos uma espiritualidade abafada, esmagada e sufocante. a vida espiritual não pode ser um sufoco, ufa!!!
III. A Espiritualidade do “EU” Ou Do Carisma...!
1. O Diabo quis aparecer – O diabólico desejo de querer dar nas vistas! atrair para si toda a atenção, colocar-se no centro das atenções...! Alguem disse-me há algum tempo atrás, que os homens nos anos 70 preocupava-se em SER, nas decadas de 80 homem se preocupava com as conquistas, isto é com o FAZER, apartir da decada de 90 a preocupacao do homem passou a ser com as posses, o materialismo "prendeu" o coracao do homem, foi a era do TER, na presente decada o homem se preocupa em PARECER! Cuidado com as aparencias, cuidado com o parecer, cuidado com o EU!
2. Qual Sansão, é rapido a cantar hino, mas também é rapido a pecar...! Muitos na igreja só estão para dara nas vistas, serem vistos, serem aplaudidos, serem fotografados, serem chamados, contados e bajulados!


Que Deus nos livre dessa praga.


Até breve!


Jorge Baptista


NElE, Por ELE e Para ELE!

2 comentários:

Unknown disse...

Muito pertinente e elucidada. Aprecio muito sua maneira de expor as Escrituras. Agradeço por ser seu amigo. Um abraço. Até o próximo bolg.

Jorge Baptista, Sr. disse...

Prezado Pr. Felix,
Obrigado pelo comentario. Tu sabes do respeito que lhe devoto, meu amigo. Tuas palavras sao significativas, que Deus continue a te usar ai no Brasil para gloria de seu Santo nome! Forca ai meu irmao.
JB